Cartórios de Registro de Imóveis do Rio Grande do Sul orientam sobre serviços online durante a pandemia de Coronavírus (COVID-19)

A propagação do novo Coronavírus (COVID-19) tem sido motivo de preocupação em todo o mundo e uma das principais recomendações é que a população não frequente ambientes fechados e evite aglomerações. Por esta razão os Cartórios de Imóveis do Rio Grande do Sul estão orientando os cidadãos a utilizarem os serviços eletrônicos da Central de Registro de Imóveis (www.cri-rs.org.br), portal que reúne e engloba serviços de todos os 228 Registros do Estado.


A plataforma possibilita ao usuário solicitar e receber eletronicamente pedidos de certidões de imóveis de todo o Rio Grande do Sul, além de outras funcionalidades exclusivas, como a visualização das matrículas e a pesquisa de bens, que permite localizar onde determinado imóvel foi registrado, informações necessárias para quem necessita transacionar bens. Como forma de colaborar e facilitar o acesso à Central, as taxas serão reduzidas em 20%.


Autorizada pelo Provimento nº 33/2018 da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (CGJ-RS), a Central de Registro de Imóveis (CRI-RS) possibilita que todo cidadão, empresa ou órgão público que utilize os cartórios de Registro de Imóveis tenham, em um ambiente único e digital, as informações e serviços de que necessita, com a mesma segurança, credibilidade e validade legal do que é oferecido fisicamente nos cartórios. A ferramenta permite o acesso da população aos serviços digitais, evitando o deslocamento da população, medida esta recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a fim de evitar a propagação do Coronavírus (COVID-19). Fica garantido, porém o direito de propriedade aos usuários, possibilitando também que profissionais da área extrajudicial mantenham seus cartórios virtualmente abertos.


Para Denize Alban Scheibler, presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande (IRIRGS) -- entidade responsável pela Central --, o momento é de prevenção e cuidado. "Estamos nos esforçando ainda para, inclusive, disponibilizar ao público o acesso a mais um dos módulos da CRI-RS, o e-protocolo, que também ajuda nas medidas protetivas de isolamento, uma vez que permite que pessoas físicas e jurídicas enviem títulos eletrônicos aos cartórios via sistema", disse. O módulo seria lançado em abril, mas será disponibilizado em formato de teste a partir da próxima quarta-feira (25.03).


Serviços disponíveis


Já estão disponíveis para o público as seguintes funcionalidades: Pesquisa na Central; Busca por Nome; Visualização de Matrículas (registros dos imóveis); e Solicitação de Certidões.


A partir do dia 25 de março, também será possível a protocolização de títulos e a solicitação de registros.


Solicitação de Certidões e de Registros: Oferece ao usuário a possibilidade de realizar o pedido do registro do imóvel ou de certidões de forma digital. As certidões e os registros serão disponibilizadas de forma digital, no ambiente virtual.


Pesquisa na Central: Possibilita que o usuário busque, via CPF ou CNPJ, o local em que se encontram os imóveis, quais municípios e zonas, o que irá indicar o cartório correto a procurar. A pesquisa é gratuita a qualquer usuário.


Busca por Nome: É realizada quando o usuário deseja saber a localização do imóvel. Esta solicitação pode ser feita diretamente ao cartório, dentro da CRI-RS. O pedido é executado pelo cartório e o usuário recebe o resultado no próprio ambiente virtual, evitando assim o deslocamento dos envolvidos e permitindo que a solicitação seja respondida com maior rapidez.


Visualização de Matrículas: Proporciona ao usuário o acesso à imagem da matrícula do imóvel. Para visualizar, é preciso realizar a Pesquisa na Central, ou fazer a busca pelo número da matrícula do imóvel.


Outras informações sobre os serviços oferecidos pela Central de Registro de Imóveis do Rio Grande do Sul, acesse www.cri-rs.com.br ou entre em contato com o suporte pelo telefone: (51) 3057.8114, ou pelo e-mail: contato@cri-rs.com.br.


Quem somos


O Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS) é a entidade de representação institucional e política dos oficiais de Registro de Imóveis do Rio Grande do Sul. O Instituto foi criado em 24 de novembro de 2017 com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento profissional, científico e jurídico de seus associados, bem como aprimorar e modernizar as técnicas de registro e gerenciar a CRI-RS.

Categoria:Noticias