A RÁDIO QUE TOCA NOTÍCIA!

O Fórum de Consulta de Jogadores Profissionais da FIFA reúne-se em Rabat.

O Fundo da FIFA para Jogadores Profissionais foi criado para fornecer apoio financeiro aos jogadores.

O Fórum de Consulta de Jogadores Profissionais da FIFA reúne-se em Rabat.
O Fórum de Consulta de Jogadores Profissionais da FIFA reúne-se em Rabat. (Foto: Reprodução)

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, o secretário-geral da FIFA, Mattias Grafström, e outros dirigentes da FIFA realizaram discussões proveitosas com sindicatos de jogadores de todo o mundo em uma reunião realizada em Rabat, Marrocos, no dia da final da Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA 2025™. A reunião também contou com a presença de membros do Painel de Voz dos Jogadores, incluindo o capitão honorário George Weah, e diversas lendas e campeões mundiais do futebol masculino e feminino.

A reunião – que contou com a presença de representantes de 30 sindicatos de jogadores – ocorreu após atrocas construtivasEm julho, em Nova Iorque, Estados Unidos, entre a FIFA e os sindicatos de jogadores no contexto da Copa do Mundo de Clubes da FIFA™.

“Na FIFA, continuamos empenhados em aprimorar ainda mais o bem-estar e as condições de trabalho dos jogadores em todo o mundo, implementando medidas concretas e significativas com o objetivo de melhorar o futebol para o futuro”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

“Isso fica evidente pelo substancial investimento que a FIFA fará por meio do Fundo FIFA para Jogadores Profissionais e por outras oportunidades de diálogo através dos diversos órgãos da FIFA, bem como por outras importantes iniciativas acordadas nesta primeira reunião do Fórum de Consulta de Jogadores Profissionais da FIFA. Gostaríamos de agradecer a todos os sindicatos de jogadores que entraram em contato com a FIFA proativamente para participar de discussões abertas. A FIFA quer trabalhar com todos aqueles que estão genuinamente interessados ​​em progresso e diálogo respeitoso – nossa porta está sempre aberta a todas as opiniões que respeitem esses valores. Este é um movimento real para os jogadores e estamos felizes com isso.”

O primeiro ponto de acordo entre os representantes presentes foi a formalização da criação do Fórum de Consulta de Jogadores Profissionais da FIFA , um grupo destinado a promover os interesses coletivos dos jogadores profissionais em todo o mundo.

As seguintes iniciativas-chave, que se concentram no bem-estar dos jogadores e nas condições gerais de trabalho, foram aprovadas pela FIFA e por mais de 30 sindicatos de jogadores de todo o mundo em Rabat:

Repouso e recuperação dos jogadores: Após a reunião inicial realizada com os sindicatos em julho, os seguintes princípios foram novamente apoiados:

Pelo menos 72 horas de descanso entre as partidas,

Período de descanso/férias de pelo menos 21 dias entre as temporadas.

Um dia de descanso por semana, e

Medidas a serem consideradas em viagens intercontinentais de longa duração e condições climáticas.

Esses pontos serão discutidos mais a fundo com outras partes interessadas importantes, especialmente no contexto das discussões sobre o Calendário Internacional de Jogos.

Fundo da FIFA para Jogadores Profissionais: A FIFA criará e administrará um fundo para jogadores profissionais, alocando um investimento de US$ 20 milhões para o período de 2026 a 2029.

O objetivo do fundo é fornecer apoio financeiro aos jogadores que não conseguem receber salários em atraso devido a dificuldades financeiras enfrentadas por seus clubes. Os regulamentos pertinentes serão definidos pela FIFA oportunamente, em consulta com os sindicatos dos jogadores.

Representação dos sindicatos de jogadores nos órgãos da FIFA: Os representantes dos sindicatos de jogadores serão incluídos em diversos comitês da FIFA para garantir que a voz dos jogadores seja ouvida nos processos consultivos de mais alto nível.

Apoio ao desenvolvimento dos sindicatos de jogadores: A FIFA estabelecerá um mecanismo de apoio específico para os sindicatos de jogadores, sujeito a critérios rigorosos de boa governança. Esse apoio terá como objetivo desenvolver as atividades dos sindicatos de jogadores em suas respectivas jurisdições nacionais. Será dada especial atenção a programas voltados para a formação e o treinamento de jogadores jovens e profissionais, bem como para o desenvolvimento e o crescimento do futebol feminino.

Questões legais: Um grupo de trabalho envolvendo a FIFA e os sindicatos de jogadores será criado para tratar de questões legais por meio de reuniões regulares e diálogo contínuo. O grupo de trabalho abordará temas como o Regulamento da FIFA sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores, as câmaras nacionais de resolução de litígios e os padrões mínimos para contratos de jogadores.

Estão previstas novas reuniões entre a FIFA e os sindicatos de jogadores nos próximos meses.


Fale Conosco