Ação em Três Cachoeiras busca prevenir o suicídio

No mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio - Setembro Amarelo, a Secretaria da Saúde de Três Cachoeiras intensificou as ações nesse sentido. Nesta quarta-feira (25), uma série de atividades esportivas, recreativas, de relaxamento e conscientização, foi promovida na comunidade do Lajeadinho em prol da causa.

A programação, que contou com a participação de munícipes de diversas localidades, iniciou com um circuito realizado pela Academia Acquaterra, que fez todo mundo se exercitar. Na sequência, os presentes puderam assistir à palestra da psicóloga Renata Scheffer, onde foram abordados os fatores que levam ao suicídio, como perceber que uma pessoa necessita de ajuda, como auxiliar, o que podemos fazer para promover a nossa saúde física e mental, dentre outros assuntos.  

Após o painel, houve uma explanação sobre a aplicação da barra de acess (portal quântico) – uma terapia alternativa que consiste em toques sutis em pontos específicos na região de cabeça, com o objetivo de eliminar comportamentos e pensamentos negativos. Durante o evento, os profissionais realizaram a aplicação em quem desejou.

Ainda no encontro foi realizada uma roda de conversa com o psiquiatra Edyr e, em paralelo, uma atividade dinâmica com o grupo Doutores da Alegria. Houve também distribuição de material informativo, de mensagens motivacionais, e de abraço.

Para a secretária de Saúde, Gilcinara Pereira, a prevenção é o melhor caminho para combater o suicídio. "Precisamos estar atento aos sinais de quem está do nosso lado. Ás vezes tem pessoas muito próximas precisando de ajuda e não percebemos. Se você não sabe como agir, procure nossos profissionais de Saúde. Eles vão saber como ajudar", afirmou a secretária, aproveitando para agradecer a presença de todos.

Para incentivar a participação, a Secretaria disponibilizou transporte em todas as comunidades.

Categoria:Noticias