Levantamento aponta resultados negativos nos índices do mosquito aedes aegypti em Três Cachoeiras

O primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2020, realizado entre os dias 8 e 25 de janeiro, apontou resultados negativos para o Aedes aegypti nas sete amostras coletadas. A pesquisa foi realizada em 26 quarteirões, sendo inspecionados 390 imóveis nas localidades de Lajeadinho, Santo Anjo da Guarda e Centro. A ação foi realizada pelas Agentes de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Daiane Borges e Melissa Licker.  

O Aedes aegypti é um grande problema de Saúde Pública que atinge todo o mundo. No Brasil, as condições climáticas tem favorecido a proliferação do mosquito, ocasionando um aumento significativo de casos nos últimos anos.

A única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio limpo e eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele, repelentes e inseticidas, mosquiteiros, entre outros, também podem ser usados.

Veja algumas recomendações para combater o mosquito:

·         Tampe caixas d’água

·         Recolha o lixo do pátio;

·         Elimine os pratinhos das plantas;

·         Limpe as calhas;

·         Troque a água das piscinas plásticas, uma vez por semana, lembrando de lavá-las e escová-las;

·         Usar cloro em todas as piscinas;

·         Nas plantas que acumulam água, por exemplo as bromélias, deve-se usar a proporção de 1 tampa de cloro por litro d’água;

·         Limpe também, uma vez por semana, utilizando escova, o recipiente de água dos animais domésticos;

·         Coloque telas milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos.

Categoria:Noticias