SBD-RS alerta para riscos de contaminação nas areias das quadras esportivas

  • 18/03/2024
  • 0 Comentário(s)

SBD-RS alerta para riscos de contaminação nas areias das quadras esportivas

Recentemente, casos de contaminação nas areias das quadras de beach tênis na Orla do Guaíba chamaram a atenção para a importância de medidas preventivas na prática esportiva em locais públicos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) alerta para os riscos associados à exposição a patógenos presentes nesses ambientes e destaca a necessidade de cuidados para evitar infecções dermatológicas.


“As consequências dependem da natureza do agente contaminante presente na areia. No caso específico da Orla do Guaíba, a presença do Strongyloides stercoralis, um patógeno comum globalmente e de significativa importância clínica, pode causar irritação no local de penetração na pele, além de migrar para os tecidos subcutâneos, desencadeando reações alérgicas devido à inflamação provocada pelas larvas em movimento. Embora infecções por esse parasita não sejam comuns no Rio Grande do Sul, é essencial adotar medidas preventivas, como evitar o contato com áreas contaminadas, especialmente durante a prática de esportes em locais menos controlados, onde animais podem circular. O uso de calçados adequados e a adoção de práticas de higiene, como a lavagem frequente das mãos, são fundamentais para prevenir a ingestão de agentes contaminantes”, explica o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul, Juliano Peruzzo.

Além disso, o dermatologista destaca a ocorrência frequente de outras infecções dermatológicas causadas por parasitas presentes no solo e na areia, como Larva Migrans (bicho geográfico) e Tunga penetrans (bicho-de-pé), ressaltando a importância da consulta a um profissional habilitado para o diagnóstico e tratamento adequados.

A manutenção da quadra é uma etapa fundamental para manter o local em condições adequadas para os frequentadores. Isso porque o uso recorrente, a exposição a fatores climáticos e a visita de animais podem contaminar os diversos tipos de Areia das quadras, trazendo grandes riscos para os usuários. Cuidados específicos, como retirada de resíduos, aplicação de bactericidas e germicidas, devem ser feitos por profissionais especializados.

Em casos de suspeita de infecção dermatológica, a SBD-RS orienta procurar um médico dermatologista, cujos profissionais habilitados podem ser conferidos no site http://www.sbdrs.org.br/.

Sobre a SBD-RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina
(CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação. A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. ERRO GOSTOSO

SIMONE MENDES

top2
2. DESEJO IMORTAL

GUSTTAVO LIMA

top3
3. Leão

Marília Mendonça

top4
4. NOSSO QUADRO

AGROPLAY VERÃO

top5
5. GUARDA ROUPA

Fred e Fabrício + Hugo e Guilherme

Anunciantes