Corsan reforça compromisso ambiental com descarte adequado de 40 toneladas de sucatas

  • 15/11/2023
  • 0 Comentário(s)

Corsan reforça compromisso ambiental com descarte adequado de 40 toneladas de sucatas

Uma iniciativa inédita da Corsan reuniu 40 toneladas de resíduos sólidos de unidades da empresa no Litoral, para descarte de maneira adequada e para evitar prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública. O trabalho havia começado em agosto, na Superintendência da Companhia no Litoral, onde passou a ser desenvolvido o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Entre o material recolhido, estão 22 toneladas de veículos.


Foram retirados 11 veículos, três caminhões, um trator e seis toneladas de metais ferrosos em Tramandaí; seis toneladas de metais ferrosos em Imbé; uma tonelada de metais ferrosos em Cidreira; uma tonelada de metais ferrosos em Balneário Pinhal; 1,7 tonelada de metais ferrosos em Atlântida Sul; uma tonelada de metais ferrosos e 0,6 tonelada de embalagens plásticas em Xangri-Lá; 1,5 tonelada de materiais ferrosos e 0,6 tonelada de embalagens plásticas em Santo Antônio da Patrulha; e dois veículos em Palmares do Sul. O descarte incluiu ainda restos de construções, como madeira.

A coleta e destinação do material ficaram a cargo de uma empresa especializada de Montenegro. De acordo com a engenheira sanitarista e ambiental do Departamento de Meio Ambiente da Superintendência da Corsan no Litoral, Camila Pereira Lopes, a escolha da empresa levou em consideração o maior valor agregado para realização do serviço e as licenças em dia para receber e fazer o transporte das sucatas. “Eles fazem a revenda do material, ou reciclam, ou reutilizam os resíduos”, explica Camila.

Os itens recolhidos já estavam nos pátios das unidades operacionais da Corsan antes de a Aegea assumir o controle da Companhia, em julho deste ano. Poderiam provocar a contaminação do solo e do lençol freático, além de acumularem água como focos de proliferação de insetos, como o Aedes aegypti, que causa a dengue. De agora em diante, todos os tipos de resíduos serão removidos em tempo de não ocorrer acúmulos. Nos próximos meses, o projeto se estenderá a outras regiões.

"O que antes, pela orientação pública, dependia legalmente de um leilão de inservíveis e toda a consequente burocracia, transformamos em facilidade para o descarte rápido e correto, ganho de espaço físico para outros fins e compromisso com a sustentabilidade", ressalta o superintendente regional da Corsan no Litoral, Luciano Brandão.

Texto: Ascom Corsan

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. ERRO GOSTOSO

SIMONE MENDES

top2
2. DESEJO IMORTAL

GUSTTAVO LIMA

top3
3. Leão

Marília Mendonça

top4
4. NOSSO QUADRO

AGROPLAY VERÃO

top5
5. GUARDA ROUPA

Fred e Fabrício + Hugo e Guilherme

Anunciantes